Abaixo 4 dicas simples que podem impactar na sua declaração de IRPF em 2024:
1. Organize sua vida financeira
Reúna toda a documentação que comprova os ganhos e gastos no ano. Solicite os recibos de despesas antes do ano acabar, isso pode facilitar a organização e evitar correria no momento da declaração.
2. Ser uma pessoa generosa pode compensar (até financeiramente)
Com a chegada do fim do ano, chega também a data limite para pessoas físicas contribuírem com instituições e projetos sociais e ainda ganharem um benefício fiscal com isso. Mas, para que parte do valor doado seja abatido na declaração de 2024, é preciso efetivar até o dia 31 de dezembro e que apresente imposto à pagar no resultado da declaração.
Aqueles que desejarem fazer isso posteriormente, há ainda a possibilidade do contribuinte doar, diretamente na declaração de imposto de renda, ou seja, até maio de 2024, recursos para fundos controlados por conselhos municipais, estaduais e nacionais do Idoso e do ECA com a limitação de 3% do imposto devido.
3. Investir no futuro
Quem já estava pensando em investir em uma previdência privada, pode optar por fazer um PGBL até o dia 31 de dezembro e, com isso, ganhar um benefício fiscal.
Isso porque o PGBL pode ser deduzido do Imposto de renda, até o limite de 12% da renda bruta anual tributável. A dedução, contudo, depende de algumas coisas:
a) da pessoa se qualificar para ter essa dedução. Para isso, é essencial que o beneficiário do PGBL também esteja inscrito e contribuindo com o regime público de previdência, o INSS;
b) de que o plano de previdência seja o PGBL. O VGBL, outro tipo de previdência privada, não dá essa dedução; e
c) da pessoa saber que vai ter que fazer a declaração no modelo completo do Imposto de Renda, já que no modelo simplificado, o contribuinte não consegue lançar nenhuma dedução.
4. Marque aquele check-up que está adiando
Nem sempre é possível, mas se você é daquelas pessoas que chega até final do ano e lembra que não foi em nenhum médico, nem ao dentista ao longo do ano inteiro, poderá antecipar tudo até o final deste ano. Isso porque se você faz a declaração no modelo completo, pode abater os gastos com consultas médicas e odontológicas, além de exames clínicos e laboratoriais. Pagamentos com mensalidades de assistência médica e/ou odontológica também podem entrar no cálculo.