Veja algumas dicas que podem impactar na sua declaração de IRPF em 2023 que você pode colocar em prática até o dia 31 de dezembro:
Organize sua vida financeira:
Reunir a documentação que comprove os rendimentos que não geram Informes e também os gastos dedutíveis. Solicite os recibos (médicos, educacionais, etc) antes do ano acabar, isso pode facilitar a organização e evitar correria no momento da declaração.
Ser uma pessoa generosa compensa (até financeiramente):
As pessoas físicas que contribuírem com instituições e projetos sociais até o dia 31 de Dezembro, podem ganhar um benefício fiscal com isso.
É possível, caso haja um saldo a recolher de imposto de renda, deduzir até 6% com estas doações.
Há ainda a possibilidade do contribuinte doar, diretamente na declaração de imposto de renda, ou seja, até abril de 2023, recursos para organizações pré determinadas com a limitação de 3% do imposto devido.
Investir no futuro:
Quem já estava pensando em investir em uma previdência privada, pode optar por fazer um PGBL até o dia 31 de dezembro e, com isso, ganhar um benefício fiscal. Isso porque o PGBL pode ser deduzido do Imposto de renda, até o limite de 12% da renda bruta anual tributável. A dedução, contudo, depende de algumas condições:
a) É essencial que o beneficiário do PGBL também esteja inscrito e contribuindo com o regime público de previdência, o INSS;
b) O plano de previdência deve ser o PGBL. O VGBL, outro tipo de previdência privada, não dá essa dedução; e
c) Optar pelo modelo completo do Imposto de Renda (se mais benéfico), já que no modelo simplificado, o contribuinte não consegue lançar nenhuma dedução.
Atualize seu Contador das mudanças em 2022:
Comece a reunir fatos que implicam em mudanças no seu Imposto de Renda, tais como: Casamento, Separação, Nascimento de Dependentes, Mudança de Endereço, Aquisição/Venda de Patrimônio, Saque de FGTS, Mudança de Emprego, Recebimento de Herança/Doação, etc.