Taxa Selic é mantida em 13,75% pelo Copom
juros-copom-selic.jpg

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (21) manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, seguindo o patamar vigente desde o início de agosto.
A taxa básica tem sido elevada de maneira consecutiva desde março de 2021, registrando uma subida de 11,75%, porém de acordo com especialistas a taxa deve permanecer neste novo patamar até junho de 2023, quando recuará para 13,5% ao ano. Para o fim do ano que vem, a projeção do juros é de11,25%.
A interrupção da alta dos juros só foi possível devido a um cenário de desaceleração da inflação, influenciada pelos preços dos combustíveis, o corte de impostos sobre itens essenciais e à redução do preço internacional do petróleo, que resultaram em uma deflação no país pelo segundo mês seguido em agosto.



 

 

Nota Matrix! Tendo em vista o cenário, os investimentos em renda fixa prefixados podem ser boas opções, mas é necessário ter cautela devido às incertezas que cercam a economia. Especialistas ainda recomendam que investimentos pós-fixados atrelados ao CDI representem a maior parcela das carteiras e, quanto aos fundos imobiliários, podem passar a ganhar mais espaço, visto a manutenção da Selic.

 

Fonte: G1 e Infomoney